Um novo ano letivo teve início em todo o mundo e os milhões de alunos que se aglomeram nas salas de aula todos os dias não apenas trazem histórias sobre suas férias de verão, mas também germes e vírus.

Você sabia que 80% das infecções comuns podem ser propagadas através de mãos contaminadas, e alguns estudos verificaram que uma típica mão humana pode transportar entre 10.000 e 10 milhões de bactérias?

Manter as mãos limpas para combater as infecções como o resfriado comum e a gripe ou doenças de origem alimentar, tais como aquelas causadas pelas bactérias E. coli e Salmonella, é uma das medidas mais importantes que as pessoas podem tomar para evitar ficar doentes e evitar a disseminação de germes. No entanto, os pesquisadores descobriram que apenas uma em cada cinco pessoas lava regularmente as mãos, e entre aquelas que o fazem, apenas 30% usam sabão. A fim de evitar que as bactérias se espalhem, é essencial que os alunos também aprendam a lavar as mãos adequadamente. 

Aprenda a Prática Correta

Ao orientar crianças e jovens adultos sobre as boas práticas de higiene das mãos, é importante implementar práticas corretas de lavagem das mãos:

  • Preste especial atenção às partes do corpo que abrigam vírus e são frequentemente negligenciadas, tais como o dorso das mãos e a ponta dos dedos, e certifique-se de que elas estão molhadas e na forma de concha antes de aplicar a dose de sabão;
  • Esfregue palma contra palma;
  • Esfregue a palma da mão sobre o dorso da outra mão, entrelaçando os dedos;
  • Palma contra palma, dedos entrelaçados;
  • Dedos entrelaçados na palma das mãos;
  • Friccione o polegar preso na palma da mão;
  • Friccione os dedos presos na palma das mãos.

Esfregue ambas as mãos por pelo menos 20 segundos. Os alunos podem cantarolar a canção "Parabéns a Você" do começo ao fim, duas vezes enquanto lavam as mãos. A pele deverá então ser sempre devidamente enxugada para evitar o risco de ressecamento, particularmente durante os meses de inverno. Deve haver sempre toalhas limpas a disposição, pois as toalhas sujas expõem a pele a mais sujeira e ao risco de infecção. O ideal é usar toalhas descartáveis, porque o uso de toalhas por várias pessoas pode levar a contaminação.

Desde pequenas, as crianças devem aprender a lavar as mãos antes de comer ou tocar qualquer alimento, e depois de usar o banheiro, tocar e alimentar animais, assoar o nariz, tossir ou espirrar, brincar fora de casa e depois de tocar em lixo ou sujeira.

Complementar com Desinfetante

Use desinfetantes onde o acesso à água corrente não é adequado; os desinfetantes podem matar germes, mas não vão removê-los fisicamente. Os desinfetantes modernos foram elaborados para matar até 99,999% dos germes comuns e são uma maneira muito eficaz de prevenir a propagação de bactérias nas escolas.

Com o uso frequente, os desinfetantes podem até ser menos nocivos para a pele em comparação com um número equivalente de lavagens de mãos; no entanto, recomenda-se que as crianças menores de dois anos de idade não utilizem desinfetantes devido à sua delicada barreira de pele As crianças que freqüentam creches podem usá-los, desde que sob orientação cuidadosa e supervisão de um adulto.

Torne a Lavagem de Mãos divertida

Destacar a importância da lavagem das mãos através da expressão artística promove a limpeza de uma maneira divertida. Os alunos nem sempre escutam quando os professores e os pais dizem para eles lavarem as mãos, por isso é importante encontrar maneiras de tornar o procedimento mais prazeroso.

Os professores podem usar livros para colorir, marionetes e cartazes para ajudar os alunos a aprender quando, como e porque lavar as mãos. Pode ser usada uma lupa para examinar em detalhes as mãos e as unhas. Mostrar às crianças os lugares onde os germes podem se aninhar e pedir para que inspecionem as linhas em suas mãos e dedos. Se o orçamento permitir, usar dispensadores de sabão simples e coloridos e um sabão espumante, pois crianças de todas as idades adoram brincar com bolhas, e, finalmente, recompensá-las por seus esforços premiando-as com adesivos ou com outros itens-surpresa.

Prevenção de Surtos nas Escolas

Repetição e responsabilidade são fundamentais para qualquer programa bem sucedido de prevenção de infecções, e a lavagem freqüente das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a propagação de infecções ao longo do ano letivo. É também uma medida essencial evitar surtos sazonais e não sazonais, como infecções por norovírus e gripe, que se propagam fácil e rapidamente de uma pessoa para outra.

Alunos e professores são parte da solução, porém a equipe responsável pela limpeza também precisa entender quão facilmente os germes se propagam de uma sala para outra durante um surto. Para reduzir em muito esse risco, é preciso assegurar que superfícies, interruptores de luz, maçanetas, teclados e outras superfícies freqüentemente tocadas estejam sempre devidamente limpas e desinfetadas.

Sobre a Autora


Zuzana Bleha é Gerente de Marketing e Comunicações da Deb Canada e uma colaboradora do Blog Higiene das Mãos, Prevenção de Infecções e Segurança Alimentar do Grupo Deb.

Ela está ativamente envolvida nas campanhas de Segurança da Proteção Solar para Trabalhadores ao Ar Livre, Doença Ocupacional Cutânea e Segurança Alimentar da Deb.      

Para entrar em contato com Zuzana sobre assuntos relacionados à higiene das mãos, acesse o LinkedIn ou siga-a no Twitter.