O poder do Marketing Olfativo: como os aromas influenciam experiências e comportamentos

06-03-2025

O olfato é um dos sentidos mais marcantes na percepção e memória dos consumidores. Diferente dos outros sentidos, ele está ligado ao sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções e pela memória. Isso significa que um cheiro pode despertar recordações, influenciar emoções e até mesmo determinar comportamentos de compra, por exemplo.

No contexto comercial, utilizar o marketing olfativo é uma estratégia essencial para criar uma conexão emocional entre marca e consumidor. Ambientes bem aromatizados proporcionam conforto, reforçam a identidade da empresa e fazem com que os clientes permaneçam por mais tempo no local, o que impacta diretamente na retenção e no aumento do ticket médio das compras, como consequência.

Siga a leitura e conheça todo o poder do marketing olfativo.

Benefícios do Marketing Olfativo para as empresas

O marketing olfativo pode ser considerado uma ferramenta que se destaca por ativar gatilhos sensoriais, influenciando diretamente as emoções e o comportamento do consumidor. Quando uma fragrância específica é utilizada em um ambiente comercial, inconscientemente pode despertar memórias e sentimentos, que tendem a impulsionar decisões de compra.

Estudos comprovam que, nosso cérebro processa os estímulos olfativos de forma imediata, associando cheiros a experiências passadas e despertando conexões emocionais. Estas experiências podem ir muito além de um ambiente perfumado, elas geram impactos diretos na experiência do consumidor e na percepção de valor da marca.

Entre os principais benefícios do marketing olfativo para empresas, destacam-se:

Aumento da permanência no ambiente: 

Segundo Regina Blessa, no livro Merchandising no Ponto-de-Venda, a ambientação e tematização dos locais que proporcionam sensações agradáveis, pode levar os consumidores a permanecer mais tempo e realizar compras adicionais. Fragrâncias associadas a momentos afetivos, como o cheiro de baunilha, que lembra casa e aconchego, geram uma sensação de bem-estar e pertencimento, despertando o gatilho da familiaridade. 

Memorabilidade da marca:

Aromas exclusivos criam uma identidade sensorial, tornando a marca mais reconhecível e ativando o gatilho olfativo da exclusividade.

Melhora na percepção de qualidade:

Ambientes bem aromatizados transmitem a ideia de higiene, sofisticação e cuidado, fatores determinantes para a escolha do consumidor. 

Redução do estresse e aumento do bem-estar:

Algumas fragrâncias, como lavanda e camomila, possuem propriedades que reduzem o estresse e a ansiedade, criando um ambiente mais acolhedor e favorecendo decisões de compra por meio do gatilho de relaxamento.

Setores em que o Marketing Olfativo gera mais valor

Um estudo em 2014, realizado pela MIB GROUP verificou que após a implementação de um odorizador com aroma específico, houve um aumento de 35% nas vendas, em média, nos ambientes investigados. Nas entrevistas, 47% dos respondentes afirmaram que o humor foi diretamente afetado e se mostraram dispostos a ficar mais tempo na loja (O NEGÓCIO DO VAREJO, 2015). Outros setores se beneficiam do uso estratégico do marketing olfativo.

Entre os principais estão:

Varejo e Shopping Centers: O uso de fragrâncias pode influenciar o tempo de permanência dos clientes e melhorar a percepção da marca.

Hotéis e Resorts:

Aromas são utilizados para criar uma experiência sensorial marcante, fidelizando hóspedes e reforçando o conceito de exclusividade.

Academias e Spas:

Podem reduzir a percepção de odores desagradáveis e proporcionar uma experiência mais relaxante e motivadora.

Hospitais e Clínicas:

A neutralização de odores e o uso de fragrâncias suaves, como menta ou chá verde, ajudam a criar um ambiente mais confortável para pacientes e visitantes.

Escritórios e Coworkings:

Fragrâncias específicas estimulam a produtividade e podem aumentar o bem-estar dos colaboradores e, como consequência, a eficiência no trabalho.

É possível potencializar o marketing olfativo no seu negócio, a partir da escolha da fragrância correta para o seu público. Segundo um estudo conduzido por Joana Tomazelli, sobre a ambientação de uma loja como vantagem competitiva no varejo de confecção, a adequação do aroma deve estar alinhada com o posicionamento da marca e com as emoções que deseja despertar nos clientes, para que ela seja plena e agradável.

Os impactos negativos de um ambiente com ar insalubre

A falta de um bom controle olfativo pode impactar negativamente a experiência dos clientes e comprometer a imagem da empresa. Um ambiente com odor desagradável pode resultar em diminuição do tempo de permanência no local, queda na percepção de higiene e qualidade do serviço, impacto negativo na memória do consumidor sobre a marca, insatisfação dos colaboradores e baixa produtividade, proliferação de vírus e outras doenças.

Segundo Joaquim Caetano e Luís Rasquilha, no livro ‘Gestão de marketing', é necessário um cuidado com as ações que elevam o sensorial pois essa é uma estratégia que se utilizada erroneamente, pode causar um impacto que nunca mais será esquecido. Fora o elevado custo para o desenvolvimento da experiência, que pode ser totalmente desperdiçado. Reforçando que o uso comedido e sutil dessa estratégia pode ser mais eficaz, pois o acúmulo de estímulos sensoriais satura o consumidor no momento da compra.

Quais produtos são mais adequados para a neutralização e aromatização de ambientes?

Para garantir um ambiente sempre agradável, é fundamental escolher produtos de qualidade. Algumas das melhores soluções incluem:

  • Neutralizadores de odores: Essenciais para ambientes de alta rotatividade, como banheiros e áreas de alimentação.
  • Difusores de aroma: Proporcionam uma dispersão uniforme e constante do perfume.
  • Sprays automáticos: Ideais para manter o aroma sempre presente em espaços comerciais.
  • Odorizadores profissionais: Produtos de alta performance que garantem um ambiente livre de odores desagradáveis e uma fragrância marcante.

Integrar o olfato a outras estratégias sensoriais também é uma ação importante, combinando o marketing olfativo com música ambiente e iluminação adequada para criar uma experiência multissensorial completa, por exemplo.

A Copapel oferece soluções comprovadas para diversos segmentos do mercado. Selecionamos o que há de melhor no mercado em neutralizadores e aromatizadores de ambientes para atender desde pequenos estabelecimentos até grandes redes, proporcionando a melhor experiência olfativa para seus clientes e colaboradores.

Investir em marketing olfativo é, também, investir na percepção e fidelização dos seus clientes. Quer saber mais sobre como implementar essa estratégia no seu negócio? Fale com um de nossos especialistas!