A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer. Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas cerca de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém microplásticos. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção. *

Como uma forma de minimizar o impacto social e ambiental alarmante que o plástico gera, a Copapel criou uma campanha para recolher tampinhas plásticas de todos os tipos. Após o recolhimento, o montante é vendido para cooperativas de reciclagem e o valor é revertido na compra de equipamentos ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. Todos os tipos de tampinhas plásticas são aceitos: tampinha de refrigerante, de água, de leite, de pasta de dente, de óleo, de detergente, de xampu, de produtos de limpeza, entre outros.

Você pode participar da campanha levando suas tampinhas plásticas a um dos pontos de coleta nas cidades de Joinville, Blumenau, Palhoça e Chapecó em Santa Catarina, no Paraná em Arapongas e São José dos Pinhais e no estado do Rio Grande do Sul, na unidade de Porto Alegre. A equipe responsável fará o registro da doação e contabilizará no peso total arrecadado. Os resultados da coleta e entrega dos materiais ao hospital serão divulgados mensalmente nos canais oficiais de comunicação da Copapel.

“Sabemos que não podemos mudar o mundo, mas se mudarmos o mundo ao nosso redor já contribuiremos para um futuro mais sustentável em nossa sociedade” - diz a diretora de compras e marketing da empresa, Pâmela Budal Arins May.

Sobre o Hospital



O Hospital Infantil de Joinville faz parte da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde. É uma instituição sem fins lucrativos, que realiza mensalmente mais de 11 mil atendimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde, sem gerar nenhum custo direto à população. É referência em atendimentos médico-hospitalares de crianças e adolescentes, no atendimento emergencial e especializado para todo o estado de Santa Catarina.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Este projeto faz parte de um calendário de projetos e ações que a Copapel está desenvolvendo para atingir os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial adotada por todos os 193 Estados-membros da ONU, que assumiram um compromisso global sobre o Desenvolvimento Sustentável durante a Cúpula das Nações Unidas, em setembro de 2015. Atualmente, a agenda contempla um plano de ação internacional composto de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, a serem atendidos até 2030.

O projeto “Tampinha Solidária” atinge diretamente o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), promovendo logística reversa por meio da reciclagem de matéria-prima. Indiretamente, o projeto contribui para os ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), ODS 14 (Vida na água), ODS 15 (Vida terrestre) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).

Assista ao vídeo do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=3ZiTgs0p4GA
* Fonte: ONU (https://nacoesunidas.org/no-dia-do-meio-ambiente-onu-promove-atividades-para-combater-a-poluicao-plastica/)