A resistência aos antibióticos é um dos maiores desafios de saúde pública atual. Segundo relatório da ONU*, até 2050, pelo menos 10 milhões de pessoas podem morrer por contraírem uma infecção resistente a antibióticos.

Infecções com tratamentos já definidos como pneumonia, tuberculose, gonorreia e doenças transmitidas por alimentos estão se tornando difíceis de tratar à medida que os antibióticos se tornam menos eficazes.

As superbactérias são bactérias que adquirem resistência a diversos antibióticos. Isso pode ocorrer devido ao uso incorreto desses medicamentos, os próprios procedimentos realizados dentro do hospital e falta de higienização dos ambientes.

Alguns tipos de bactérias multirresistentes são:

  • Staphylococcus aureus, que é resistente à Meticilina, sendo denominada MRSA.
  • Klebsiella pneumoniae, também conhecida como Klebsiella produtora de carbapenemase, ou KPC, que são bactérias que conseguem produzir uma enzima capaz de inibir a atividade de antibióticos. É capaz de produzir infecções graves, como pneumonia ou meningite, por exemplo.
  • Pseudomonas aeruginosa, que é considerado um microrganismo oportunista causando infecção principalmente nas UTIs em pacientes como o sistema imunológico comprometido.
  • Clostridium difficile, que é capaz de colonizar o trato digestivo do ser humano em situações em que a flora normal tenha sido alterada pelo uso de antibióticos.
  • Proteus sp., que está relacionada principalmente com infecções urinárias nas UTIs e que vêm adquirindo resistência a diversos antibióticos.

Além dessas, há outras bactérias que estão começando a desenvolver resistência contra antibióticos que normalmente são utilizados no tratamento das suas infecções, como por exemplo a Salmonella sp., Shigella sp., Haemophilus influenzae e Campylobacter spp.

Perante tais ameaças, a prevenção de propagação desses microrganismos - por meio da higienização eficaz - ainda é a melhor forma de proteção ao paciente.

A Copapel possui em seu portfólio a linha Proaction, da Grow, que possui excelentes opções de formulações e ativos que garantem a desinfecção de superfícies e materiais médicos de forma segura e eficaz. 

Entre em contato conosco e saiba qual se encaixa melhor em sua operação: 0800 603 3323 ou através do WhatsApp: (47) 98815-3375.

*dbmolecular - Fonte: Grow