O tripé da sustentabilidade empresarial é um conceito que engloba os aspectos Social, Ambiental e Econômico de uma organização e toma importância à medida em que o consumidor se torna cada vez mais consciente dos impactos que suas compras geram no meio ambiente e na sua qualidade de vida.

O conceito foi criado em 1994, por John Elkington, sociólogo britânico e cofundador da ONG internacional SustainAbility, que presta consultoria de responsabilidade socioambiental a empresas. O termo (do original em inglês Triple Bottom Line) representa a expansão do modelo de negócios tradicional para um novo modelo, que passa a considerar a performance ambiental e social da companhia, além da financeira.

A empresa que visa ser sustentável se preocupa com o Social, seja da comunidade ao seu entorno, seja com os seus colaboradores: ações que promovam a saúde e o bem estar, bem como a capacitação profissional, até programas de educação ambiental e responsabilidade social são alguns exemplos.

No aspecto Ambiental, a conservação do meio ambiente é lei, e ações como tratamento de efluentes, controle de emissão de gases poluentes e redução de resíduos gerados são obrigatórios para a empresa, mas programas que visam à preservação da flora e fauna são exemplos de ações que superam os exigidos e contribuem significativamente com o meio ambiente.

Com relação ao aspecto Econômico, um dos fatores que podem ser adotados pela organização é investir em tecnologias que, a longo prazo, retornam como economia.

Nas últimas décadas a sustentabilidade ganhou espaço e importância no meio empresarial e deixou de ser apenas um status, pois empresas que adotam uma postura consciente em relação ao planeta, têm suas ações refletidas na melhora dos resultados financeiros. Entre os benefícios estão a redução de custos, geração de receita, melhora no clima organizacional, redução de multas e penalidades e a credibilidade.

Incluir a sustentabilidade na pauta de prioridades da sua marca garante o desenvolvimento sadio do seu negócio e você pode começar adotando ações simples como a coleta seletiva. Baixe nosso material e conheça o Lado Bom da Limpeza, que oferece linhas completas de lixeiras e sacos plásticos para a implantação do sistema na sua empresa.